quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dica otaku: Gantz

Oi, gente!

Estava louca pra dar esta dica otaku pra vocês. Eu já vi o anime, terminei de ler o mangá há pouco tempo (até onde foi publicado até agora) e vi os live actions e eu PRECISO falar sobre Gantz pra vocês. E se prepara pois essa vai ser uma dica longa, já que vou falar do anime, do mangá e do live action.

Vou tentar ao máximo não dar spoiler pra vocês, mas darei avisos caso seja necessário.
Imagem do WallPaper Vortex
Sinopse (retirada da Wikipédia):

Gantz (pronuncia-se em japonês "Gantsu") é uma série de mangá escrita por Hiroya Oku, e serializada na revista Young Jump. A arte do mangá é feita a partir de cenários em computação gráfica, mesclados a personagens desenhados manualmente. Recebeu uma adaptação para anime de 13 episódios pelo estúdio GONZO, e uma sequência direta, intitulada Gantz Second Stage, também de 13 episódios, exibidos pela Fuji Television.

No Brasil, o anime foi exibido pelo canal pago Animax em 2006, e o mangá é publicado pela Panini Comics desde 2007.

Gantz conta a história do adolescente de 16 anos, Kei Kurono que morre atropelado pelo metrô junto de um amigo, Masaru Katou. Após isso os dois são transportados para uma sala para participar de um jogo sanguinário, violento e competitivo, comandado por uma "esfera negra" chamada Gantz.

Apesar da série de anime possuir um fim, a série de mangá continua, sendo publicada até hoje.

Uma série de dois filmes live-action baseado no mangá foi produzido e lançado em janeiro-abril de 2011.

Anime

O anime foi o meu primeiro contato com Gantz. Em alguma feira de anime que fui, meu namorado comprou Gantz e Gantz Second Stage, totalizando 26 episódios.


O tema do anime é ficção científica para maiores de 18 anos, pois a história é bem viajante, envolvente, tem sexo (pouco, mas tem), nudez, sangue e cenas muito gore. Como vocês leram na sinopse ali em cima,  após Kei Kurono  (o personagem principal, de cabelo castanho) e seu colega de infância que havia perdido contato, Masaru Katou (o cara alto de cabelo preto com mullets), acabam sendo atropelados pelo metrô ao tentar salvar um bêbado que cai na linha do trem. No mesmo momento que seus corpos são atingidos pelo trem, com direito a cabeça e sangue rolando pra tudo quanto é lado (isto não é spoiler, gente, isso acontece logo no começo), eles são transportados para um apartamento com a vista da torre de Tóquio onde tem outras pessoas que aparentemente também acabaram de morrer, como a Kei Kishimoto, aquela vadia odeio ela (a menina ruiva de cabelo curtinho), e uma bola negra no centro, que mais tarde será conhecida como Gantz.

Momento em que Kishimoto Kei é transferida para o apartamento de Gantz.
Imagem de NeoMag
No começo, você fica tão perdido quanto os personagens do anime e quer saber mais coisas sobre a bola preta e porque os supostos mortos ainda parecem estar vivos. Gantz, assim como um visor de LCD, mostra informações em sua superfície falando sobre uma "missão" que eles tem que cumprir e a foto e descrição de um alien (??). Logo após a descrição, Gantz disponibiliza armas e roupas especiais para os personagens, que são teletransportados novamente para um bairro de Tóquio para caçar o chamado "alien cebola".

Galera no apartamento não entendendo nada e Gantz passando a 1ª missão.
Imagem de DicasdeAnimes
Nessa primeira missão, muita coisa acontece.
<SPOILER ON> 
Muita gente do grupo acha que está livre e que pode voltar pra casa. Mas logo que algumas pessoas saem do perímetro delimitado por Gantz, a cabeça do sujeito explode. Nisso, algumas pessoas do grupo encontram o alien cebola, que é pequeno e quase indefeso. Algumas pessoas do grupo levaram armas que Gantz disponibilizou no apartamento e mataram o alien cebola. Só que Gantz é um fanfarrão e esquece de avisar que, para acabar com a missão, precisa derrotar também o PAI do alien cebola, que não tem nada de pequeno e muito menos de indefeso.
<SPOILER OFF>

O anime mostra até 3 missões que o grupo Gantz tem que enfrentar. O anime, ao contrário do mangá que continua sendo publicado até hoje no Japão, tem um fim. E é aquele fim que você fica com cara de "Ué, mas já acabou?". Muita coisa fica sem explicação, deixando quem assiste com gostinho de quero mais. E é por isso que comecei a ler o mangá.

Mangá

Como depois que o anime acabou eu fiquei chupando dedo, pois MUITAS questões ficam sem respostas, como por exemplo, o que é Gantz e por que eles tem que enfrentar estas missões, eu resolvi ler o mangá pra ver se essas dúvidas eram sanadas e, graças a Deus, até o momento foram, mas também surgiram muitas novas. É tipo Lost, sabe? Quando você acha que está entendendo, vem outra coisa pra fuder com a sua cabeça.

Uma coisa que podemos notar na maioria dos mangás é como a arte do mangaká vai melhorando. O traço do artista já era foda, mas nos últimos capítulos, estavam simplesmente sensacionais.

Imagem do Punch Mangás
Comparando o anime ao mangá, o mangá é muito mais vasto, pois muita coisa aconteceu. O que posso dizer é que o que aparece no anime está super fiel aos primeiros volumes do mangá. Mas o grupo Gantz enfrenta muitas, mas muitas missões e algo que devo te dizer é: não se apegue muito a alguns personagens, pois muito gente morre o tempo inteiro em Gantz. Mas eu recomendo e muito que você leia o mangá, pois a história é muito bem escrita e muito profunda. Gantz não é só um monte de maluco atirando em aliens e vampiros (é, tem vampiros também), tem muito mais por trás disso. Tem o começo de descobertas sexuais, tem romance, tem drama, amizades e o valor que você dá pra vida e morte. Já chorei (sério!) lendo algumas partes, em especial quando tem algumas cenas de Tae Kojima e Kei Kurono, que são namorados, que é algo que não aparece no anime pois está nos volumes mais adiantados do mangá.


Enfim, leia Gantz, pois você não vai se arrepender. Já fiquei até as 3h da madruga lendo Gantz pois eu simplesmente não conseguia parar de ler.

Kei-chan e Tae-chan num momento relax
Imagem do Gantz Wikia
Live Action

Ah, o live action...admito que este eu vi por curiosidade, pois vi rolando no YouTube um trailler de um suposto filme sobre Gantz. Mas já vi com aquele pé atrás, pois vocês sabem como são adaptações de quadrinhos / games / mangás / animes para filme. Geralmente é um tiro no pé.


O live action é dividido em Gantz e Gantz: Perfect Answer (ou Gantz 2). Gantz 1 está bem parecido com o anime, mostrando as primeiras 3 missões do grupo. Os personagens principais estão até similares, principalmente Masaru Katou e Kei Kishimoto. Achei que podiam ter escolhido um ator mas parecido com Kei Kurono, pois este que colocaram é bem chinfrim. Os aliens ficaram bem fiéis. Rolou uma adaptação, é claro, mas ainda assim, ficou bom. A parte de ação do filme corre bem, o CG está convincente, porém as partes mais "faladas", que precisa mais atuação, eu acho um tanto quanto parada e chata... Não gosto da atuação dos japoneses. Sempre me parece algo bem canastrão. Me incomodou bastante também é que o filme é extremamente escuro. Sei que o mangá e o anime se passam a noite, mas tem momentos do filme que fica tudo preto e você nem enxerga as lutas direito. Tem que ver isso aê, diretor...

Gantz 1 terminou como o anime, precisando de muitas respostas e aí que entra o Gantz 2.

Imagem do Ambrosia
Não sei o que aconteceu em Gantz 2. O primeiro foi até bom, mas o segundo... Parece que o diretor pensou: "Foda-se essa merda! Já fui pago mesmo, agora vou fazer do jeito que eu quiser...muahahaha!" A história se desgringolou de um jeito que não tem nada a ver com o mangá. Ele pegou alguns pedaços soltos da história do mangá e juntou como bem entendeu. Os vampiros aparecem em Gantz 2, mas apenas como aliens. A relação de Kojima Tae e Kurono Kei se desenrola completamente diferente do mangá. Tem um alien "clone", que foi invenção pro filme, pois não aparece no mangá. Não há explicação do que é Gantz, já que é algo que você espera quando o filme tem no título "Perfect Answer" (Resposta Perfeita). Enfim, este último filme, pra mim foi uma bomba, estilo Dragon Ball Evolution...Acho que se você não tem referência nenhuma do mangá nem do anime, talvez ache que é um filme bonzinho de ação.

E aí, gostaram? Já assistiram / leram Gantz? Tem alguma indicação de anime / mangá? Conta aí!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...