sábado, 2 de fevereiro de 2013

Dica Gamer: League of Legends

Oi, gente!

Faz tempo que não posto. E vou contar um dos motivos agora.

Eu sou do tipo que joga um jogo, zera (ou não) e provavelmente nunca mais vou olhar pro jogo. Ou então eu simplesmente enjôo... Mas posso dizer que esta é a primeira vez que estou VICIADA em um game. Eu sempre tive medo de começar World of Warcraft (WoW) justamente por todo mundo falar como é altamente viciante (e também pelo fato de ser pago e eu sou pobre), então nunca me aventurei.

Tudo começou quando eu recebi um key pra jogar o jogo DOTA 2, no Steam. Tentei jogar pouquíssimas vezes, porque era entrar no jogo e morrer. Estava já perdendo o interesse em DOTA 2 quando o namorado disse: "Por que você não tenta o League of Legends, que é o mesmo estilo de jogo e dizem ser mais fácil de aprender?". Why not? Então baixei o jogo (que é gratuito) e já gostei bastante pelo fato dele ter um tutorial para dummies logo no começo do jogo. Caso você tenha se interessado em jogar LoL, faça o tutorial, ele é realmente importante e faz muita diferença. Se você entrar direto numa partida sem ter feito o tutorial, você vai se frustrar e frustar os seus coleguinhas de time.

League of Legends, popularmente conhecido como LoL, é um MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). Basicamente é um pique-bandeira com tower defense. Você tem a sua base e o time inimigo tem a dele. O objetivo do jogo é chegar a base do adversário e destruir o Nexus, um cristal gigantesco que tem na base, ao mesmo tempo, você tem que defender o avanço da equipe inimiga.


Nexus: é aquele cristal gigante que você tem que destruir
Mini mapa que aparece no canto do jogo, mostrando o seu campo e o campo adversário
Antes de começar o jogo, você tem que escolher o seu Campeão, que é o personagem que você irá usar no jogo para avançar no time inimigo. Existem campeões de curta distância (melee) e campeões de longa distância (ranged). Eu particularmente não consigo jogar com jogadores melee, sou do tipo que prefere dar dano de longe. Existem ainda alguns campeões que tem papéis mais específicos: Jungler (campeão transita pela floresta do mapa, matando monstros com buffs especiais e pegando campeões adversários de surpresa nas lanes visíveis), Tank (campeão que tem life e defesa muito altos), AD Carry (Atack Damage Carry - campeão que tem o auto-ataque focado para o dano), AP Carry (Abitlity Power Carry - Campeão que tem habilidades especiais fortes e focadas para dano), Support (o campeão que ajuda de alguma maneira o time e os jogadores, com curas, stuns [atordoamentos], etc). Eu gosto muito de jogar como AD Carry e com personagens ranged. Vez e outra me arrisco com AP Carries, mas não gosto nem sei jogar muito bem com estes personagens.

LoL tem mais de 100 Campeões que você pode escolher, porém para jogar com eles terá que pagar. Semanalmente, a Riot Games (empresa que criou LoL) disponibiliza 10 campeões diferentes para você jogar de graça. Na página do Facebook do League of Legends - Brasil disponibiliza de graça a campeã Ashe + skin Britânia, só clicar aqui.

Só clicar aqui que tu ganha esta campeã e a skin! =)
Joguei bastante com a Ashe, depois comprei a Lux, que é uma campeã suporte e ap. Até joguei um tempo com ela, mas não dominei a personagem muito bem. Pesquisei mais sobre campeões AD Carry e decidi por comprar a Caitlyn, minha campeã favorita e a que me sinto mais confortável para jogar e é a minha escolha 99% das vezes.

"Boom, headshot" - Caitlyn, a xerife de Piltover
Para comprar campeões e outros itens de LoL, você pode optar pelos Influence Points (IPs), que são pontos que você ganha a cada partida jogada, ou pelos Riot Points (RPs), que são pontos que você adquire ao pagar dinheiro real a Riot. Eu sou muito mão de vaca e nunca comprei RPs. Eu vou juntando IPs pra comprar seja lá o que eu quiser no jogo.

LoL não é simplesmente chegar e dar porradinha no time inimigo. É um jogo que envolve muita estratégia e pensamentos rápidos. Você tem que saber a hora certa de avançar, recuar, fugir, comprar itens... São detalhes que fazem a diferença pra você ser vitorioso ou não.

LoL você pode chegar até o nível 30. A cada nível, é liberado espaço para Runas (que você tem que comprar) e pontos de Talento, que melhoram a performance do seu campeão durante o jogo. Após o nível 30 você pode começar a jogar jogos ranqueados, que são jogos a nível competitivo. LoL é considerado um E-sport e durante todo o ano são feitas competições com times de jogadores concorrendo a prêmios em dinheiro.

LoL é um jogo muito divertido e viciante, mas te digo que, de uns tempos pra cá, tem se tornado estressante. O problema não é o jogo, são os JOGADORES. Quando comecei a jogar, em novembro de 2012, eu achava tudo muito divertido e legal. Morri 10 vezes? Sem problemas, tamos aí pra brincar...ainda mais porque no começo ninguém sabe jogar direito. Mas a cada vez que seu nível vai aumentando, mais jogadores experientes você vai encontrando, o que te força a melhorar a suas habilidades também. Por ser um jogo de time, você encontra diferentes pessoas com diferentes habilidades com diferentes personalidades. E posso dizer que, em 90% dos jogos, você vai encontrar pessoas que estão mais interessadas em xingar você e toda a sua geração familiar do que jogar. Sim, estou falando de trolls.

Você vai encontrar muitos trolls nas partidas de LoL, infelizmente
Tem como jogar sem pessoas? Ter, tem. Você pode jogar em partidas personalizadas só com bots (robôs) tanto no seu time quando no adversário, mas o nível dos robôs é um pouco fácil demais e previsível. Tem também como você jogar com um time de pessoas contra bots com um nível intermediário de dificuldade, que admito que é mais tranquilo e raramente dá briga e jogo quando realmente não quero me estressar com nada. Mas ao jogar com e contra pessoas reais, você tem a imprevisibilidade de jogadas do adversário, o que torna o jogo mais emocionante. Infelizmente o seu time pode ser extremamente mal-educado e te ofender caso você faça uma jogada errada. Eles podem te ofender até se você não fez nada errado, apenas pelo gosto de ser troll. Eu penso o seguinte: Internet não é terra sem lei, não é porque você está do outro lado do computador que isto te dá o direito de ofender ou ser mal educado com pessoas. Caso você jogou com pessoas que te ofenderam durante o jogo, fique até o fim do jogo e espere aparecer a tela onde você pode honrar os seus colegas de time ou adversário com "joinhas" como "Amigável", "Prestativo", "Trabalho em Equipe", "Oponente Honrado" ou reportar o jogador de acordo com o que ele fez de errado. De tempos em tempos, a Riot faz uma "limpa" de jogadores tóxicos nos servidores. Se eles verem que um jogador recebeu muitos reports, sua conta pode ser banida por tempo determinado ou suspensa pra sempre. Legal, né?

Se você for educado com as pessoas, geralmente elas serão educadas com você. Sempre quando começa um jogo eu digito na janela de chat: "Bom jogo a todos e sem trash talk, please". 90% das vezes, as pessoas  respondem de maneira educada e quando rola erros de jogadas, as pessoas ficam menos agressivas. Gentileza gera gentileza, saca? Siga o Código do Invocador (que nada mais é que um guia de boas-maneiras) e se divirta durante o jogo. =)

Eu recomendo muito jogar LoL. É um jogo divertido, que cada partida é uma surpresa, pois são sempre pessoas diferentes com habilidades únicas. Se alguém quiser jogar comigo, só me adicionar. Meu username é heglys.

E aí, gostaram? Já jogaram LoL? É viciada em algum game? Conta aí!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...