domingo, 28 de abril de 2013

Diário da Dieta: perda de peso e evoluções

Oi, gente!

Essa tag estava quase morta né? Não por falta de novidade, preguiça mesmo de postar algo. Muita coisa tem acontecido desde que comecei a fazer academia e melhorar a alimentação.

Em novembro do ano passado, eu estava levando a academia bem a sério. Estava indo de segunda a sexta, sempre tentando aumentar a carga dos exercícios e gostando dos resultados. Resolvi dar um passo a mais e investir em suplementação. O correto seria eu ir num nutricionista (ou nutricionista esportivo), mas quis comprar por conta própria o meu primeiro pote de Whey Protein, que é a proteína do soro do leite. Pesquisei inicialmente a compra pelo Brasil e logo de cara, percebi que não valia a pena, tudo muito caro. Pesquisei mais um pouco e descobri a loja gringa Health Designs, onde vende todos os tipos de suplementos possíveis. Comprei o mais popular que vi vendendo nas lojas físicas, o Whey Protein da Optimus. O primeiro que comprei em novembro e que chegou em dezembro, foi o Vanilla Ice Cream. Parece com leite desnatado doce. Ele durou aproximadamente um mês e meio. A proteína isolada ajuda no crescimento muscular, então eu tomava um scoop com água logo após o término da série de exercícios na academia. É melhor tomar com água, pois assim a proteína é sintetizada mais rapidamente pelo corpo e chega nos músculos para recuperá-los após os exercícios.

Visite meu Instagram @heglae
Já estou no segundo pote. Comprei o de Cookies and Cream e admito que ainda prefiro o de Vanilla. Achei  o de Cookies muito doce e enjoativo.

O bom de tomar o Whey Protein pós treino ao invés de algum outro tipo de refeição é que a quantidade de calorias e carboidratos ingeridos é muito baixa, tem alta dose de proteína (24g / scoop), te deixa saciada por um tempinho (pelo menos até a hora da próxima refeição) e consequentemente, ajuda a desenvolver os músculos e perder gordura. Recomendo.

A última avaliação física que fiz foi em janeiro. Já estava na hora de fazer outra, mas estou enrolando. Este ano de 2013 tive uma mudança radical no meu ritmo de trabalho. Estou literalmente trabalhando dobrado, então tive que adaptar meus horários. Infelizmente tive que diminuir o ritmo na academia e estou frequentando apenas 3 vezes na semana, pois se eu for todo dia, terei que trabalhar até de noite e/ou nos fins de semana pra dar conta. Prefiro sacrificar um pouco a academia para poder descansar no fim de semana e não ter que trabalhar até de noite.

Além da mudança de trabalho, fui forçada também a mudar um pouco mais a minha alimentação. Eu já estava comendo de maneira saudável durante a semana e fazendo minhas estripulias durante o fim de semana, mas algo estava errado. Após me alimentar, acontecia quase que semanalmente eu ter uma crise de dor na região abdominal. Eu já tinha ido num gastro ano passado, reclamado das dores, mas vocês sabem como existem profissionais que são simplesmente péssimos. O médico falou que era provavelmente gases. Me passou uns remédios e falou pra comer fibras. Mas as dores continuavam. Marquei outro gastro, falei das dores, descrevi perfeitamente o que estava sentindo já que no dia da consulta eu estava sofrendo uma crise de dor e pela primeira vez, veio um diagnóstico diferente de "gases" ou "azia" ou "virose": pedras na vesícula.

A vesícula é a responsável por guardar a bile que o fígado produz e soltar o líquido no estômago quando nos alimentamos. Por N motivos (dieta desregrada, herança genética, anticoncepcionais, etc), alguns indivíduos podem ter uma vesícula preguiçosa que não trabalha direito e que pode formar alguns cálculos na mesma. Quando estes cálculos (pedras) se movem na vesícula ou entopem a passagem da bile, causa a crise de dor.

Minha mãe tem o mesmo problema, então a chance de eu ter é grande. Além do quê, por muito tempo me alimentei muito mal, o que não contribuiu com o quadro. Em breve, marcarei uma cirurgia para a retirada da vesícula. Me desejem sorte.

Até eu fazer a cirurgia, tenho que evitar ao máximo alimentos fritos, gordurosos, leite e derivados do leite. Parei de tomar leite, evito queijo sempre que possível, não tomo mais iogurte e não tô comendo nem mais pão, já que não posso passar manteiga e nem comer com queijo. De vez em quando arrisco fazer algum patê com atum e maionese light, mas não é sempre, já que é gordura. Meu café da manhã geralmente é banana com aveia e granola e no lanche da tarde, vitamina de frutas (sem leite, só frutas e aveia) com biscoitos integrais ou torradas. Desde que adotei esta dieta, as crises diminuíram consideravelmente e até meu peso abaixou.

O meu peso já estava diminuindo gradativamente com a alimentação mais saudável e os exercícios. Mas agora, por causa da minha vesícula, tive que cortar mais alimentos e perdi mais peso. Atualmente estou com 67 kg. Em breve farei uma outra avaliação física pra ver se as medidas mudaram também, apesar que tenho certeza que sim, já que algumas calças e bermudas que antes não entravam, agora servem bem novamente em mim. É a melhor sensação ever! Um dia desses tive que ir comprar um vestido para um casamento e eu sempre vesti tamanho G. Mas dessa vez o tamanho M de 3 vestidos diferentes couberam em mim. Fiquei muito feliz. =)

Esta são as novidades. E vocês, como estão? Malhando? Estão fazendo reeducação alimentar? Conta aí!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...