segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Diário da Dieta - pequena evolução

Oi, gente!

Faz tempo que não escrevo sobre como está indo a questão do emagrecimento. Vai bem, obrigada. Mas vai devagar e sempre.

Como disse, eu acredito mais do que vejo na frente do espelho do que em medidas. Mas claro que ver a evolução em números dá uma animada no espírito pra continuar. Sinceramente eu não consegui notar mudanças drásticas na minha forma física, mas teve sim pequenas modificações, mas que foram possíveis notar mais pela fita métrica do que pelo "olhômetro".

Segue alguns dados da minha evolução de acordo com as duas avaliações físicas que fiz na academia.

Fiquei muito feliz que perdi 2,5 de barriga e 1,3kg de peso. É pouco? É. Mas tô vendo que academia + alimentação um pouco mais saudável está dando efeito. E eu sei que se eu tentar cortes muito bruscos na alimentação, não vai dar certo, vou ficar ansiosa e comer mais besteira ainda, então tem que ser de pouco. Gosto de comer minhas porcarias, mas sei que são elas que fazem engordar. E não só engordar, passar mal, muito mal. Depois de uma gastroenterite (intoxicação gastrointestinal) que me deixou de cama por uns 2/3 dias e que me fez perder 3 kg (já devidamente recuperados, como podem ver na tabela), meu sistema digestivo nunca mais foi o mesmo. Tá certo que longos anos de abuso de junk food também não ajudaram. Sei que meu sistema digestivo se tornou ultra sensível. Depois de ter ficado doente, não consegui mais comer porcaria do mesmo jeito que eu comia antes. Se eu comia um hambúrguer com bacon, era pedir pra correr pro banheiro ou passar mal a noite inteira com estômago doendo muito. A mesma coisa acontece com pizza, salgado frito, etc. Então, para o bem do meu sistema digestivo, cortei mais alguns alimentos do meu cardápio. Alguns definitivamente, outros são consumidos esporadicamente. Cortei de vez café (estava me deixando extremamente enjoada e com estomago embrulhado), leite (tomo no máximo uma vez por semana), refrigerante (já tinha cortado de vez vários meses atrás e não faz falta), bacon (este é campeão pra me deixar podre, não como mais), pizza (faz um bom tempo que não como, passava mal toda santa vez que comia). Hambúrguer ainda é o meu guilty pleasure, mas consumo bem, bem menos, de duas em duas semanas, mais ou menos. Pra quem comia hambúrguer 3 a 4 vezes na semana, tá bom, né?

Foto tirada no shopping em 03 de agosto de 2012. Fazia tempo que eu não usava uma blusa mais coladinha.
E comecei a consumir outros alimentos que antes eu nem sonhava em comer. Por exemplo, iogurte grego feito em casa. Nunca fui muito fã de nenhum iogurte industrializado, achava o gosto muito enjoado. Então por acaso caí não sei como em alguma receita online de iogurte caseiro. Fiz e me apaixonei pelo sabor, que não tem comparação com iogurte industrializado, cheio de conservantes e corantes. Quem quiser tentar a receita, pode olhar neste link. Eu fiz algumas adaptações, pois não tenho iogurteira. Mas é só você guardar a mistura  de iogurte num local fechado (eu guardo dentro do forno desligado) e enrolar o pote onde está o iogurte em um pano de prato pra mantê-lo morninho.
Iogurte grego caseiro com rodelinhas de banana, pedaços de morango, granola, neston e mel (lanche pós academia)
Também estou feliz com a evolução dos meus treinos da academia. Antes, quando eu fazia matrícula, eu não tinha muito foco nem objetivo, por isso acabava não fazendo os exercícios direito e desistindo em pouco tempo. Hoje, com um objetivo traçado (ficar gostosa e murchar a barriga), estou fazendo os exercícios corretamente e sempre tentando melhorar. De exercícios aeróbicos, eu faço esteira ou bicicleta, depende do   aparelho que está desocupado no momento. Nos primeiros dias de academia, eu não tinha fôlego pra nada, cinco minutos de aeróbico me deixava botando os bofes pra fora. Mas como quero perder peso, medidas e definir os músculos, comecei a levar a sério e aumentar sempre um pouco mais o tempo de aeróbico. De 5 minutos, fui pra 10, depois 15, depois 20... hoje faço 1h. Na esteira, ando geralmente a 5,5km/h. Nos dias que estou inspirada, também dou uma corridinha. Mas meu preparo físico pra corrida ainda é fraco. Em 1 hora, a cada 4 minutos, eu corro 1 minuto a 9 km/h. Quero melhorar este tempo e correr mais tempo do que ando. Mas comigo tudo é aos poucos, pois sei que se começar correndo loucamente, vou me machucar. Só de fazer essa corridinha que falei antes, meu tornozelo no outro dia já fica meio dolorido. Não sei se é por culpa do meu tênis, que já tá bem meia-boca ou se preciso ver um ortopedista...
Foto tirada em 10 de agosto de 2012. Perceberam q eu fico mais tempo que o permitido? Não contem pra ninguém, viu? rs
Ah, uma dica. Caso façam esteira ou caminhem/corram na rua, levem um mp3 player. Faz uma diferença absurda de desempenho. Ao levar as suas músicas preferidas, você se concentra nas canções e o tempo passa muito mais rápido. E caso faça bicicleta, leve um livro. O tempo passa voando enquanto você lê algo realmente interessante. No momento, estou lendo e levando pra academia o pequeno e discreto livro - só que ao contrário - O Jogo dos Tronos, livro 2. Mato uns 2 capítulos enquanto faço a bicicleta.

Outra coisa: procure na internet assuntos relacionados a boa alimentação e exercícios físicos. No facebook, adicione páginas e grupos sobre o assunto, pois assim sempre irá aparecer na sua timeline e te deixará mais focada. Eu participo do grupo Pensando Magro, criada pela autora do blog com o mesmo nome, a Camilla Pires, que passou de obesa a lindeza depois de perder muitos quilos com reeducação alimentar e exercícios.
Também curto o blog Fale com a Nutricionista, da nutricionista Carol Moraes, que foca o assunto em comer de maneira saudável, estimulando o consumo de orgânicos a industrializados light/diet (que eu odeio).

É isso, gente! Caso estejam também fazendo reeducação alimentar e exercícios físicos, tenham em mente que tudo é mais lento. Você não engordou da noite pro dia, por que emagrecer seria, né? Eu não tenho pressa de emagrecer, mas também não pode perder o foco.

E aí, gostaram? E você, como vai a sua alimentação? E rotina de exercícios? Conta aí!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...