domingo, 23 de setembro de 2012

Receita ociosa: Iogurte grego

Oi, gente!

Quem ainda lembra dessa seção Receita Ociosa aqui do blog? Estava em hibernação, né? Eu tenho até feito várias receitas diferentes e que até renderiam um post aqui no blog, mas por muitas vezes esquecia de tirar fotos ou a cozinha não estava lá muito apresentável pra ser fotografada. Como há pouco tempo ganhei de presente da mãe um armário de cozinha, agora tem um cantinho pra tirar as fotos. Antes eu tinha que tirar na pia e me esforçava ao máximo pra não aparecer louça suja no fundo. ahuahuhau

Eu nunca fui de consumir iogurte, sempre odiei aquele gosto artificial de *insira alguma fruta aqui* dos iogurtes industrializados. Depois que experimentei iogurte natural, eu gostei bastante, mas achava caro...um copinho de 200 ml custa de 2 a 3 reais, dependendo da marca. $em condiçõe$ de pagar tal valor todo dia. Então fui caçar uma receita de iogurte natural na internet e é ridiculamente fácil de fazer. Depois descobri que o iogurte grego ou coalhada seca e me apaixonei pelo sabor. O iogurte natural é mais ácido e geralmente menos firme que o iogurte grego, que tem um sabor muito mais suave.


Chega de blá, blá, blá. Vamos a receita.

Ingredientes:

  • 1 litro de leite de caixinha ou saquinho integral ou semi-desnatado
  • 1 copo ou 200 ml de iogurte natural

 Na foto acima eu utilizei o iogurte natural que fiz da última vez. Ele tá com essa cara estranha porque botei no congelador e está em processo de descongelamento. Compre a coalhada ou iogurte natural da Vigor, que é o que deu mais certo nas receitas de iogurte que fiz.

Pegue o litro de leite e esquente a uma temperatura de 40°C. Pra saber o ponto certo de temperatura, coloque o seu dedo LIMPO no leite por 10 segundos. Se você tirar o dedo antes, é porque está muito quente, então deixe esfriar um pouco. Não deixe o leite ferver, senão seu iogurte vai talhar.

Coloque numa vasilha com tampa o leite e o iogurte natural e misture bem. Não pode haver "gruminhos" de iogurte no leite, tem que estar tudo completamente líquido.
 Como eu estava sem uma vasilha grande com tampa disponível (geralmente eu uso um pote de 2l de sorvete), eu usei esta jarra com tampa e tampei o buraquinho com papel-toalha, pra ficar bem vedado.
 Enrole a vasilha num pano de prato e coloque dentro do forno desligado ou dentro de um isopor por, no mínimo, 8h.
 Após 8h de descanso, o seu iogurte natural está pronto. Já pode consumir se quiser e ele rende bastante. Se você tem um família numerosa ou se você consome muuuuito iogurte, essa receita de iogurte natural rende um litro e dura um 5 a 6 dias na geladeira. O iogurte grego rende muito, muito menos.

O iogurte natural é a base do iogurte grego. Guarde um copo de iogurte natural no congelador para você fazer uma nova leva de iogurte na próxima vez.
 Pegue o iogurte grego e filtre por no mínimo 5 horas na geladeira. Eu utilizei filtro de café descartável, mas já vi gente utilizando um pano de prato limpo. Quanto mais tempo você deixar o iogurte filtrando, menos soro ele terá e mais suave e sólido ele se tornará. E não jogue o soro fora. Ele está cheio de nutrientes e você pode usá-lo pra fazer bolos, biscoitos, pães e até arroz e substituir a água em cozimento de alimentos. Eu já usei pra cozinhar arroz e batatas e fica ótimo.
Após 5 horas, o iogurte grego está pronto. Transfira o iogurte do filtro para uma vasilha. Você pode batê-lo com um garfo para ficar mais cremoso ou deixá-lo em seu estado original, que é mais durinho (eu prefiro mais sólido, como podem ver na primeira foto do post).

Prontinho! Agora é só consumir seu iogurte grego como quiser. Misture com frutas, mel, granola, neston, etc. E também dá pra fazer molho pra saladas, sabia? Só misturar com azeite, sal e limão que fica uma delícia! Também rola de fazer patês. Misture com ricota ou atum no lugar de maionese.

E aí, gostaram? Já experimentaram iogurte grego? Conta aí!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...