quarta-feira, 30 de maio de 2012

Diário da Dieta: alimentação

Oi, gente!

Hoje vou falar um pouco de como é a minha alimentação.

Basicamente eu como corretamente durante a semana e chuto o pau da barraca no fim de semana. Durante a semana eu como certinho de 3h em 3h, tento sempre colocar algum legume ou salada no prato, não bebo refrigerante e como uma fruta todo dia. Mas no fim de semana bate aquela preguiça monstra de cozinhar ou fazer qualquer coisa e acabo sempre pedindo besteira pra comer (hambúrguer, cachorro-quente, pizza, etc.).

Sinceramente não meu sinto culpada por isso, pois vamos admitir: a grande maioria dos alimentos que são super gostosos NÃO são saudáveis. Claro que dá pra preparar um prato de salada de um jeito que fique bem apetitoso, mas nunca se comparará com a gostosura de uma pizza com borda de catupiry, por exemplo.

Acredito que o que devemos ter é equilíbrio. Comer de maneira saudável é sim importante e faz toda a diferença na nossa saúde, corpo, cabelos, pele e afins. Mas você se privar completamente de coisas que gosta não vai dar certo em algum momento. Por exemplo, eu gosto muito de hambúrguer, em especial o X-Egg Bacon. Vou comer essa bagaça todo dia? Claro que não, a não ser que eu tenha pouco amor a minha saúde e forma física. Mas se consumida de maneira moderada e em pouca(s) vezes no mês, acredito que não será prejudicial se você mantêm uma alimentação balanceada no resto do tempo.

Mesmo eu mudando bastante meus hábitos alimentares (antes eu não comia nada de fruta nem de legumes - NADA), eu ainda sentia que não estava fazendo direito. Nem tanto pela questão de peso, pois eu acredito mais em como estou na frente do espelho do que no peso que está mostrando na balança. O que mais me incomoda é que estou com uma barriguinha saliente irritante. Meu peso está flutuando entra o 69 e 71 kg (tenho 1,77 m), sendo que este último peso aparece quando estou na academia (contarei sobre academia em um próximo post).

Então eu fui numa endocrinologista. Minha intenção era ir direto na nutricionista, mas meu plano de saúde maravilhoso me obriga a passar primeiro pelo endócrino. Enfim, fiz a consulta e tenho que dizer que está cada vez mais difícil encontrar médicos atenciosos e que te tratem direito. Sério, de todas as especialidades que fui até hoje, só gostei de um médico e, com certeza, não foi a endocrinologista. Cheguei na sala da médica, ela falou um "oi' apressado e já foi me fazendo várias perguntas de praxe (tem diabetes, idade, toma remédios controlados, etc.). Tudo isso em menos de 1 minuto. Perguntou o que estava fazendo ali. Eu disse: "Comecei a engordar muito nos últimos tempos e...", nisso ela me cortou e começou a falar um discurso com cara de decorado, que "a partir dos 25 anos, vamos perdendo massa magra e acumulando mais gordura, e se não houver uma alimentação saudável e exercícios, o aumento de peso é iminente...". Nisso ela já puxou uma folha xerocada com uma dieta de 1200 caloria e falou que devo seguí-la. Tudo isso durou mais 1 minuto. Me senti meio perdida com tanta informação com tanta velocidade e pressa que as perguntas que eu tinha pra fazer sumiram da minha mente. Depois ela já me prescreveu um "remédio". Perguntei que tipo de remédio era, pois sou contra o uso de remédios pra emagrecer. Ela disse que era um remédio contra ansiedade, pra evitar que eu ficasse ansiosa e comesse demais. Olha, eu só tomo remédio quando precisa mesmo, tipo gripadona, alergia atacada, etc. e sinceramente "ansiedade" não é um motivo forte pra eu tomar remédio, ainda mais porque não sou do tipo que fica nervosa e come. Final das contas, a consulta deve ter demorado uns 5 minutos e foi extremamente impessoal. É complicado achar bons médicos hoje em dia.

Quando fui olhar a dieta com calma em casa, vi que é praticamente a minha rotina diária de alimentação normal, tirando o detalhe que ela pede pra substituir açúcar por adoçante,coisa que não vou fazer, (desculpa aí, endócrino), pois a grande maioria dos adoçantes é feita de aspartame e sacarina, que são comprovadamente cancerígenos. E algumas coisas que não concordo, como por exemplo, o "lanche da manhã", que eu teoricamente só poderia comer uma fruta. Mas é impossível eu me sustentar com apenas uma fruta após a academia. O que acabo comendo quase todo dia no lanche da manhã é duas bananas em rodelas, um fio de mel, granola e neston.

E abaixo fotos de algumas coisas que comi:

Lanche da manhã: 2 bananas, 1 fio de mel, granola e Neston.
Almoço: ovos cozidos, arroz com cenoura ralada, tomate-cereja e repolho ralado.

Almoço: macarrão alho e óleo (azeite) com brócolis, tomate e queijo minas frescal.
Já que estou me alimentando corretamente e estou fazendo exercícios, acredito que estou no caminho de ficar com o corpo do jeito que quero, mas sei que não vai se algo rápido. Eu não faço nem gosto destas dietas malucas super restritivas que você perde muito peso muito rápido, pois se você não manter, vai ganhar tudo de novo... Então prefiro que ir devagar e me ajustando aos poucos, pra não sofrer, já que comer direito é algo que tem que ser pra vida toda. Uma coisa que li em algum blog que achei muito interessante e que pouca gente leva em consideração é: assim como você não engordou da noite pro dia, você também não vai emagrecer de um dia pro outro. O negócio é manter a calma e comer direito.

Aqui vai um vídeo engraçadíssimo da Jenna Marbles (em inglês, sem legenda) de como funciona a dieta (tá mais com cara daquelas dietas restritivas, mas OK):


E aí, gostaram? Você prefere reeducação alimentar ou dietas estilo "perca 5 kg em 5 dias"? Conta aí!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...