quarta-feira, 11 de abril de 2012

Diário da Dieta e Dica Gamer: Jogos de Dança

Oi, gente!

Eu não sou uma pessoa ativa e que adora exercícios. Nunca fui. Desde adolescente lembro de fugir das aulas de educação física pra jogar cartas em algum canto da escola. Mas pra emagrecer de maneira saudável, é bom fazer exercícios, pois sedentarismo é um grande atraso na perda de peso.

Como ainda estou sem coragem de entrar na academia, arranjei outra maneira de sair do sedentarismo crônico que me assolava há mais de um ano: jogos de dança. Estou com o videogame Nintendo Wii desde janeiro deste ano e a Ubisoft lançou vários jogos de dança. Inicialmente acredito que os jogos fossem só para dançar de maneira hilária junto com amigos em casa, mas aos poucos, a Ubisoft, empresa responsável pela série de jogos Just Dance, começou a investir mais e mais nos jogos para pessoas que querem usá-lo como exercício.

Estou fazendo uma hora por dia de dança (menos sábado e domingo) e saio pingando de suor. Abaixo os jogos que jogo atualmente. Acredito que estes jogos de dança/exercícios não substituam academia, porém já ajudam pessoas como eu que estavam completamente sedentárias há um bom tempo a se movimentar um pouco de maneira divertida.

Just Dance


O Just Dance 1 é a primeira versão e é o mais fraquinho de todos. Inicialmente, o Wii era o único console que captava movimentos com o controle, então os passos de dança eram mais pensados para esta funcionalidade, o que fazia as danças serem bem mais sem-graça e ridiculamente fáceis, já que basicamente você só precisava movimentar os braços. E também a captação de movimentos do Just Dance 1 não é tão boa quanto seus sucessores. Por isso eu baixei o jogo e deletei logo depois, pois não valeu a pena.

Just Dance 2

A situação melhora muito com o Just Dance 2. Como o Kinect, o acessório do XBox360 que capta todos os movimentos do corpo, e o PS3 Move, o acessório do PlayStation3 que capta movimentos de maneira similar (porém superior) ao Wii, já estavam no mercado, o Just Dance 2 tem movimentos mais complexos de dança e a seleção de músicas melhora consideravelmente.

E agora o Just Dance 2 traz o Just Sweat (Apenas Sue), que é um programa de 7 dias ininterruptos que você escolhe entre três níveis de dificuldade. O primeiro nível (Mild Program), você dança apenas uma música por dia e deve gastar 300 Sweat Points; o segundo nível (Tought Program), 3 músicas e 1000 Sweat Points; e o terceiro (Intense Program), 6 ou mais músicas por dia e 2000 sweat Points. E tem um Sweat Meter, que é uma medida estranha que conta quanto "pontos de suor" (Sweat Points) você fez naquela sessão. Não confunda com quantas calorias você perdeu, pois as medidas não tem nada a ver. Mas já li por aí falando que 4,2 Sweat Points é igual a 1 caloria, o que faria 2000 Sweat Points valerem 476 calorias. Mas não confie muito nestes números. Acho que se você quer saber mesmo quantas calorias está gastando, é melhor comprar aqueles relógios de pulso medidores de batidas cardíacas/calorias, porque assim fica mais preciso.

O Just Dance 2 foi o primeiro jogo de dança que testei e achei o máximo. Varia entre danças bem agitadas a danças mais lentinhas. Antes eu fazia o programa Just Sweat, mas agora prefiro colocar na função Non-Stop Shuffle, que o jogo escolhe músicas aleatórias pra dançar, sem parar. Assim não tem tempo de ficar molengando.

As músicas que mais gosto neste jogo são Hey Ya! - Outkast, Baby Girl - ReggaeTon e S.O.S - Rihanna.

Just Dance 3



Just Dance 3 é o último jogo da série lançado e é o melhor de todos. Agora quanto mais você joga/dança, você ganha Mojo Points, que são usados para liberar novas músicas, o que te estimula a dançar mais e mais pra descobrir qual é a nova música que vai aparecer. Algumas das músicas liberadas já existem no jogo, porém com nova coreografia.

O Just Sweat mudou também e ficou mais puxado. O Intense Program agora é de 3000 Sweat Points, o que faz você se esforçar bem mais pra alcançar a meta. E antes o Just Sweat você tinha que fazer os 7 dias direto. Agora você pode fazer só um dia, se quiser, apenas pra ver quanto Sweat Points você gastou.

As minhas músicas preferidas deste game são: Pump it - The Black Eyed Peas, TightRope - Janelle Monae e  Mamasita - Latino Sunset.

Just Dance - Summer Party




Basicamente este Just Dance Summer Party é o Just Dance 2 com músicas extras que você poderia baixar pelo Wii. É mais para ter mais músicas mesmo, porém não gostei da grande maioria. As únicas trÊs músicas que gostei do jogo são RIHANNA - "PON DE REPLAY", STUDIO ALLSTARS - "MANIAC" e PUSSYCAT DOLLS - "JAI HO!"

Michael Jackson - The Experience


Este jogo do Michael Jackson é muito bom, mas acho que a seleção de músicas deixou muito a desejar. Claro que tem muito sucessos bem agitados como Thriller, Beat it, Smooth Criminal e Black and White, mas tem umas músicas bem lentinhas e que acho desnecessárias num jogo de dança, como The Girl is Mine e The Earth Song, que basicamente você fica parado e movimenta os braços lentamente pra lá e pra cá.

É interessante que quanto mais você joga e mais mais estrelas você consegue nas músicas, você libera vídeos de músicas ensinando como fazer as dancinhas do MJ, mas eu preferia que liberassem novas músicas para dançar, pois os vídeos são meio chatinhos de assistir.

Estou esperando o Just Dance 4, que a Ubisoft já disse que vai lançar este ano (Yay!) e pensando em baixar o The Black Eyed Peas Experience, pois as músicas são bem agitadas. Se eu tivesse um XBOX360 + Kinect, eu com certeza compraria o Dance Central, que é bem superior ao Just Dance, já que você tem que fazer exatamente todos os movimentos mostrados na tela, tanto de pernas quanto braços, ao contrário do Wii, que você ainda pode "enganar" e mexer só os braços corretamente e deixar as pernas paradas, se quiser.

E aí, gostaram? Já jogaram jogos de dança? Conta aí!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...