quarta-feira, 4 de abril de 2012

Diário da Dieta: o início

Oi, gente!

Pois é, tenho que admitir uma coisa que estava tentando ignorar faz tempo: engordei. Não estava acostumada com este "estado", pois desde que me entendo por gente, eu sempre tive o problema oposto: era magra demais. Quando eu era criança, quando a palavra bullying nem era tão usada quanto hoje em dia, eu recebia apelidos nada simpáticos como saracura (aquele passarinho das pernas finas), saco de ossos, esqueleto, e por aí vai...Pra vocês terem uma idéia, eu só comecei a usar saias na faculdade, com uns 18 ou 19 anos, pois eu morria de vergonha das minhas canelas magrelas. Traumas infantis, a gente se vê por aqui.

Até um certo período da faculdade, continuei bem magrinha. Lembro que quando entrei na UFES, em 2003, eu pesava 55kg e tenho 1,75m de altura. Comecei a namorar em 2005 e comecei a engordar. Já tinha ouvido falar que isso poderia acontecer e achava que era desculpa de gordo, até acontecer comigo. Foi impressionante. A gente começa a comer igual ao parceiro e homem sempre come mais que mulher. Ganhei muitos quilos e acredito que terminei a faculdade em 2008 com uns 62 a 63kg.

Mas tem um grande detalhe também. Eu sempre comi bastante e de maneira nada saudável. Acho que a época mais punk da minha alimentação foi com uns 13 ou 14 anos que eu comia hambúrguer umas 4 a 5 vezes por semana. Não engordava por causa do metabolismo louco de adolescente que queima tudo que você come e também porque os genes dos pais ajudam: minha mãe sempre foi bem magrinha, assim como meu pai, que é bem alto também. Porém comer desta maneira me deixou bem doente, com problemas estomacais sérios na época.

Só que hoje em dia, com 26 anos, não tenho mais um metabolismo acelerado de garota de 15 anos, então não posso me dar ao luxo de comer desse jeito sem ter consequências. E com certeza, teve, como o aumento de peso.

Eu percebi que estava realmente mais gorda ano passado, em dezembro, após uma viagem com amigos para a praia. Ao ver as minhas fotos com biquíni, eu fiquei horrorizada. Não, essa daí não pode ser eu. Não que eu fosse uma top model antes, mas pelo menos não doía aos olhos ver. Sério, fiquei encarando aquela foto por longos minutos e concluí que, sim, aquela era minha forma física atual. Triste, muito triste, porém era tudo culpa minha.

Após a faculdade, comecei a trabalhar em casa. Sentada em frente ao computador, por longas horas diárias. E como odeio fazer exercícios, foi aquele vai e volta pra academia, onde eu ficava no máximo por 5 ou 6 meses, e depois abandonava. Sem exercício algum e só comendo besteira, não podia dar certo mesmo.

Estava triste, mas não estava fazendo nada pra reverter a situação do peso. Aliás, estava só piorando. Depois que comecei a morar junto com meu namorado, comecei a me alimentar muito pior, pois ele trouxe alguns hábitos que ele tinha que acabei aderindo, como comer biscoito recheado (nunca fui de comprar biscoito algum), comer salgados ou outros quitutes de padaria e tomar refrigerante de 3 a 4 vezes por semana.

Resultado: em fevereiro, estava com 70kg. SETENTA KILOS. Vocês tem noção de que, em 9 anos, eu engordei 15kg? É muito triste ver que peças de roupas que você usava há um ano atrás já não cabem mais. Um dos motivos de querer emagrecer, além do fato de estar uó de biquini e pela saúde, é que um vestido de festa que comprei a um ano e meio atrás e que eu quero usar novamente em julho deste ano já está apertado na área da barriga. TENSO!

Então vi que tenho que agir, porque ninguém, além de mim, vai fazer eu perder medidas. Algumas ações eu já estou fazendo, porém ainda tenho muito mais coisas a fazer. Mas pelo menos já fiz alguns passos:
  • Não bebo mais refrigerante. Acho que faz mais de 1 mês e meio que não tomo. Só suco, chá gelado ou água.
  • Diminuí o chocolate. Estava comprando quase toda semana uma caixa de bombons. Parei com isso.
  • Estou anotando tudo que como num caderno. Por incrível que pareça, isso ajuda a ter noção das besteiras que você come durante a semana.
  • Estou fazendo exercícios aeróbicos com ajuda do videogame Wii desde começo de fevereiro. Faço uma hora de dança todo dia.
  • Como mais vezes ao dia em menor quantidade.
Semana passada me pesei e vi que estava com 69,5 kg. Perdi 500g. Pouco? Com certeza, mas é alguma coisa. Ainda tem muita coisa a fazer e melhorar. Estou ainda tomando coragem pra começar a academia, mas o fato de ODIAR aquele ambiente sempre me faz desistir. Estou pensando seriamente em comprar um Wii Fit. E tentando comer mais frutas e legumes, alimentos inexistentes na minha geladeira até alguns meses atrás.

Vou falar mais detalhes de como está indo, se está tendo progresso ou não, dicas, receitinhas, etc.

E aí, gostaram? Como anda a sua forma física? Está satisfeita ou quer melhorar? Conta aí!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...