segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Faça você mesmo: Tônico de Chá verde

Oi, gente!

Eu sou uma pessoa extremamente preguiçosa, então raramente faço receitinhas caseiras estilo DIY (Do It Yourself - Faça você mesmo) de seja lá o que for. Se eu puder comprar pronto, eu compro. Mas quando a receita é tão fácil e os ingredientes você acha facilmente em casa, achei irresistível e tinha que tentar. Hoje apresento a vocês um tônico caseiro de chá verde.


Chá verde já é tudo de bom por conter substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, no combate ao câncer, ao envelhecimento e na queima de gorduras. E também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2.

Encontrei esta receita no site gringo TotalBeauty.com e é muito, muito fácil.

Imagem do site TotalBeuaty.com
Ingredientes
  • 4 colheres de chá de folhas de chá verde soltas (ou corte dois saquinhos de chá verde)
  • 1 xícara de água mineral
Ingredientes Opcionais
  • óleo essencial de Tea Tree
  • óleo essencial de hortelã pimenta

Modo de preparo

Ferva a água e adicione o chá verde e deixe a infusão por uns 10 minutos para fazer um chá bem concentrado. 

Espere o chá esfriar, então coe (utilize filtro descartável de café) e ponha em uma garrafa estilo spray (ou algum outro recipiente com tampa). 

Se você tiver óleo essencial de tea tree (que tem propriedades bactericida, fungicida, cicatrizante, antisséptico, antiviral, inseticida e imunoestimulante), adicione 2 gotas e se tiver óleo de menta ou hortelã pimenta (para dar um perfume e sensação refrescante), adicione 1 gota no tônico.

Guarde na geladeira. Você pode usar o spray diretamente no rosto limpo ou passar o tônico num algodão e então passar na face. Aí depois você pode usar seu hidratante preferido.


Minhas impressões

É tão fácil de fazer que parece até piada. E o melhor: É muito barato e dura pelo menos um mês. Mantenha sempre na geladeira pois ele não contém conservantes. Retire do geladeira quando for usar e ponha de volta logo após.

E neste calor, não tem coisa melhor que sair do banho com a pele limpa e passar este tônico geladinho na pele. Caso tenha adicionado óleo de menta, vai sentir uma refrescância extra.

Eu fiz este tônico também porque o meu tônico da Be Green acabou e eu não estava com vontade ($$$) de comprar outro agora. E sinceramente, acho que vou continuar usando este tônico de chá verde por um bom tempo.

E aí, gostaram? Costumam fazer receitas estilo DIY? Conta aí!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...