sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Óleo de coco tem mil e uma utilidades

Oi, gente!

Tá, o título é pra chamar a atenção mesmo. Óleo de coco é igual bombril: tem mil e uma utilidades.



Comprei um bom tempo atrás na loja Mundo Verde um pote de 500 ml de óleo de coco, pois eu queria fazer uma receita DIY (Do It Yourself - Faça Você Mesmo) de desodorante que eu vi na internet e que tinha como ingrediente principal o óleo de coco. Fiz a receita, tive alguns problemas (que contarei num post futuro) e ainda tinha uma quantidade monstruosa de óleo de coco pra usar. O que fazer com ele? Após pesquisar um pouco, vi que óleo de coco é um dos óleos mais versáteis  e que pode ser utilizado de N maneiras diferentes.

O óleo de côco é utilizado na indústria de alimentos, indústria de cosméticos, linha de produtos naturais para alimentos e cosméticos e na gastronomia de restaurantes e doméstica. Seu estado físico depende da temperatura. Abaixo dos 25ºC, é pastoso/sólido e branco. Acima dos 25ºC, é líquido e transparente.

Achei no site Good Lifestyle uma artigo escrito por Siobhan O'Connor, autora do livro e blog homônimo No More Dirty Looks que fala 10 incríveis utilidades do óleo de coco. Algumas eu testei, outras não.
  • Cozinhar: Dã. Este é o mais óbvio né? Admito que quase não uso para cozinhar, pois tentei uma vez pra fazer um refogadinho de couve e achei que o gosto ficou um tanto quanto diferente do usual que faço com óleo de cozinha. Mas pra fazer receitas com peixe fica a perfeição. O site da marca Copra, que tem óleo de coco extra virgem, disponibiliza algumas receitas com óleo de coco. Você pode ver as receitas neste link.
  • Ajuda a emagrecer: óleo de coco é um óleo benéfico que ajuda a queimar gorduras corporais. É indicado que você consuma uma colher de chá por dia (e faça exercícios e tenha uma alimentação balanceada) para sentir os benefícios. Eu já tentei tomar puro e não gostei, mas já comi junto com bananas em rodelinhas, Neston e mel e nem senti o óleo lá no meio. O jeito que você vai consumir depende da sua imaginação.
  • Iluminador: Olha, este eu não testei não, pois não curto usar iluminador na maquiagem, mas pra quem quiser arriscar use BEM POUCO sobre a maquiagem e tenha um resultado bem natural.
  • Para raspar as pernas: E as axilas, virilha, e o que você quiser. Depois que eu li esta dica, a minha vida mudou. Passe um pouco de óleo de coco sobre a área que você vai passar a lâmina de barbear e raspe normalmente. Além da chance de você se cortar diminuir 99,9%, você não precisa passar hidratante algum na área, que estará macia e sem irritações. Super recomendo.
  • Máscara e/ou Leave-in Capilar: Eu tentei usar uma vez como leave-in, mas não deu certo. Meu cabelo é extremamente fino e mesmo eu usando uma gota, o cabelo emplastrou. Mas li pela internet que pessoas com cabelo crespo ou extremamente ressecados amam passar óleo de coco nas madeixas, pois define os cachos e deixa super macio e hidratado. Pra quem tem este tipo de cabelo, se joga!
  • Hidratante Facial: Esse eu cheguei a testar uma vez só, mas não rolou. Mesmo usando uma gotinha de óleo de coco no rosto, a minha pele, que é mista/oleosa, não absorveu muito bem. Mas li online que mulheres com pele seca e/ou madura gostam muito de usar como hidratante facial. Se você se encaixa neste perfil, vale a pena tentar.
  • Hidratante Corporal: Eu amo usar como hidratante corporal. Depois dele, nem penso mais em comprar loções hidratantes tão cedo. Eu aconselho a você passá-lo durante o banho, assim caso você passe demais, você pode tirar o excesso com sabonete. É pratico e é muito, mas muito hidratante. Antes eu tinha que usar loção hidratante todo santo dia e minha pele continuava seca. Agora com o uso do óleo de coco, eu não preciso aplicar todo dia e minha pele está super macia. Até o namorado elogiou.
  • Removedor de maquiagem dos olhos: Testei uma vez e funciona que é uma beleza. Tira tudo, inclusive máscaras a prova-d'água. Esfregue uma gotinha em cada olho e depois retire com algodão ou lenço. Não fica nem um traço de maquiagem nos olhos.
  • Massagem: Não tem óleo pra massagem? Vai de óleo de coco. É muito bom. E o cheirinho de coco que fica no ar também é uma delícia depois da massagem.
  • Lubrificante Sexual: este é o uso mais "polêmico". Não testei, mas se testarem, me contem. Pelo que eu li no Healthy Beauty Project, pelas propriedades anti fungicidas e anti bacterianas do óleo de coco, ele é perfeito para o uso vaginal. Porém não é recomendado usá-lo com preservativos, que podem fazer com que o látex da camisinha se arrebente.

E então, gostaram? Você usa óleo de coco? Conta aí!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...