quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Como analisar os ingredientes dos seus cosméticos

Oi, gente!

Após milhões de pedidos mentira, foi só um para saber como eu analiso os ingredientes dos cosméticos, mostrarei passo-a-passo como eu faço.

Eu utilizo o site EWG Database Cosmetics. Ele é um banco de dados com vários produtos e cosméticos e mostra resultados de risco a saúde baseado nos ingredientes dos produtos.

Primeira coisa. Acesse o EWG Cosmetics. Atualmente ele abre uma página assim:

Ali onde está escrito Search more than 65,000 products, você vai digitar o nome do produto. De preferência, digite só o nome da marca, por exemplo "Avon". Vai surgir todos os produtos da Avon que estão listados lá no EWG.

Mas existem muitas marcas que são até conhecidas mas que não estão listadas lá no EWG. Existe um meio de você conferir se o seu produto não-listado é seguro ou não. Clique em Build your own report (Crie seu próprio relatório), como está indicado pela seta rosa.


Você vai se registrar (é muito rápido) e aí você vai poder fazer o seu relatório.


Fez o seu registro, está logado, agora é só clicar em "Build your own product report" e começar a festa.


Como exemplo, resolvi pegar os ingredientes de uma sombra unitária da NYX, marca de maquiagem que todo mundo adora com precinho camarada. A NYX não está listada no EWG, então escolha a opção "Not found" ali no Brand (marca), mas coloque embaixo o nome completo e correto do produto.

Em Product Directions (Instruções do Produto), você pode colocar ali as instruções de uso do produto. Como sou muito preguiçosa, eu clico ali em Directions not Available (Instruções indisponíveis).

Procure a categoria correta do seu produto. No caso, é uma sombra, então coloque eye shadow.


Agora coloque os ingredientes do produto no espaço correspondente e aperte o botão indicado pela seta para ir para o passo 2.


Essa é a hora para você conferir se não digitou nenhum ingrediente errado. Caso na lista de ingredientes você digitou junto May Contain (Pode conter), por exemplo, retire o May Contain e deixe só os ingredientes mesmo. Tudo correto, vá para o Passo 3.


O EWG encontrou um ingrediente que não está no banco de dados do site. Você pode fazer o seguinte: Ali onde está Please select match, você escolher a opção Unknow (Desconhecido) e seguir em frente para o Passo 4 (o que deixará seu relatório não tão preciso) ou voltar para o Passo 3 e colocar o nome correto do tal ingrediente. Pesquisei no Google e vi que ele tem outro nome químico.

O nome do ingrediente foi corrigido (como indica a seta rosa) e todos os ingredientes estão listados. Vamos para o Passo 4.

Tudo pronto! Agora é a hora da verdade.


O resultado saiu e o EWG mostrou um resultado de perigo moderado para a sombra NYX. O site também mostra os níveis de perigo a alergias, toxicidade, câncer, etc.

Ultimamente tenho procurado por produtos que tenham uma nota baixa de risco a saúde (a nota verdinha). Se o produto tem uma nota verde, quer dizer que ele tem nenhum ou muito pouco risco a nossa saúde. o EWG não é super preciso, mas pelo menos nos dá uma idéia do que a gente está usando em nosso corpo.

É isso, gente! Post longo, meio chato, mas acho que pode ajudar muitas de vocês que se interessam um pouco mais em saber o que tem dentro dos seus cosméticos e o que exatamente estamos colocando em nossa pele.

E aí, gostaram? Conta aí!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...