quinta-feira, 9 de junho de 2011

Você sabe o que tem dentro dos seus cosméticos?

Oi, gente!

Post polêêêêmico! Muuuuito polêêêêmico!. 

Já tinha visto um bom tempo atrás este vídeo pela Cláudia Dutra, e fiquei com esta pulga atrás da orelha. Assisti, deixei quieto, assisti de novo e comecei a pesquisar um pouco mais. Acho importante compartilhar com vocês para cada um tirar suas próprias conclusões.

Assistam este vídeo antes de tudo. Ele fala de uma maneira bem simples, direta e até "divertida" sobre os nossos cosméticos (maquiagem, shampoo, condicionador, cremes corporais, faciais, etc.).



Assistiu? Não? Era bom você ter visto. Enfim...

O vídeo fala como muito dos nossos produtos mais comuns tem substâncias que podem nos fazer mal. De alergias a doenças mais sérias. É citado no vídeo até substância cancerosas nos produtos. Os fabricantes dizem que esta quantidade é mínima e que não causaria mal ao ser humano. Mas e a longo prazo, usando este mesmo produto e outros que contenham substâncias nocivas em pequenas quantidades, será que não podem nos fazer mal?

Existe o site chamado SafeCosmetics.org que tem a listagem de empresas que estão de acordo com o Contrato por Cosméticos Seguros, no qual a empresa afirma que seus produtos não contenham ingredientes banidos pela Diretiva de Cosméticos da União Européia e que sejam seguros para o nosso uso.

No site você pode encontrar uma listagem de empresas que assinaram o Contrato por Cosméticos Seguros. O que é um pouco triste é que você NÃO vai achar as queridinhas e conceituadas marcas que tanto amamos, tanto as baratinhas quanto as mais caras. Procurei por MAC, NYX, Avon, Maybelline...e estas empresas não estavam lá.



Pesquisando um pouco mais neste site encontrei o EWG'S Skin Deep Cosmetic Database, que é um banco de dados com milhares de cosméticos e mostra quais são os produtos que tem maior e menor risco para a nossa saúde.

Só pra dar um exemplo, resolvi pesquisar sobre a base líquida de cobertura média da Mary Kay que uso atualmente. Veja só o resultado:

Clique para ampliar
Vê aquela pontuação amarela escrito 5? Aquilo quer dizer que ela tem risco moderado para a saúde. Que chato, né? Saber que o nosso cosmético preferido não é 100% seguro para a nossa saúde.

Fui pesquisar neste mesmo site uma base que fosse 100% segura (ou o mais próximo disso) para a nossa saúde. E achei a marca Coastal Classic Creations com seus produtos minerais. Veja aqui a pesquisa.

Clique para ampliar
Conseguem notar a diferença nos gráficos e notas da base Mary Kay para esta base da Coastal Classic? Quanto menor a nota, mais seguro o produto é. Que coisa né? E era assim que TODOS os produtos deveriam ser: seguros para a nossa saúde. Mas não é bem assim que a banda toca.

Exemplo de empresa com cosméticos seguros.
Estou namorado esta loja online  Coastal Classic Creations e dá vontade de comprar muita coisa lá, mas percebi que é TUDO MUITO CARO. Produtos 100% seguros tem seu preço. Só pra dar um exemplo, os produtos estão com preço de MAC, pra você ter uma idéia. Uma sombra mineral da Coastal Classic custa de 18 a 27 dólares. É pra morrer falida, pois a gente sabe que dá pra conseguir paletas de sombras de 28 a 120 cores por valores similares.

Este site provavelmente não irá mostrar produtos de marcas brasileiras, mas se pesquisar marcas internacionais, como Avon, Maybelline, Nars, você vai encontrar o resultado no site (e não é dos mais animadores).

Ainda não descobri se tem um site ou organização como a Safe Cosmetics para saber quais são as empresas brasileiras que tem seus produtos 100% livres de ingredientes nocivos, pois a maioria das empresas citadas pela Safe Cosmetics são americanas ou internacionais, algumas não entregam no Brasil e só dá pra pagar com cartão de crédito internacional. Se alguém souber de empresas brasileiras com produtos seguros para a saúde, favor deixar um comentário.

Então o que vou fazer? Vou jogar minhas maquiagens todas fora? Só consumir produtos 100% seguros?

Querer eu quero. Dá vontade de começar do zero e comprar só produtos 100% safe. Se eu fosse rica, com certeza, faria isso. Mas eu não sou. O que eu posso fazer é dar preferência a produtos mais seguros para a minha saúde no futuro e comprar, aos poucos, produtos com este perfil. Quando perceber que a minha base ou batom está pra acabar, comprarei um substituto mais seguro e 100% livre de ingredientes que fazem mal pra saúde.

Este post é pra você refletir. Não quero convencer ninguém de nada, só quero mostrar um pouco mais a fundo sobre o que estamos consumindo.

E aí, gostaram? Vai começar a procurar produtos mais seguros? Ou não liga pra isso? Conta aí!

Comentários (18)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Tenso!
Só tenho isso a declarar ;x
;*
1 resposta · ativo 721 semanas atrás
Realmente é sinistro. Faz a gente pensar...
:*
Com certeza, o negócio é renovar o estoque aos poucos, senão não há bolso que aguente. A Coastal Classics entrega no Brasil, mas quero esperar meus produtos estarem mais próximos de acabar para comprar, pois além dos produtos safes serem caros, ainda tem o frete pra dar a facada final...rs
:*
Bem isso é verdade em pensar que tudo estão para acreditar a natureza e nossa saúde. Mas o bolsa pesa com isso. Mas é bacana para já nos reeducando á cada dia, né!
My recent post Nails Fashion Week
1 resposta · ativo 721 semanas atrás
Dá pra ir comprando aos poucos, é? Assim como a gente junta dinheiro pra comprar aquela make cara, acho válido juntar um dindin pra comprar makes seguras tb.
:*
Engraçado, eu tava olhando que na classificação da Mary Kay está um risco "alto" para alergias e tal, e elas vem logo falar com a gente que é anti-alérgico. hehehehehe
É bom a gente conhecer as coisas e não acreditar em tudo que se fala por aí, né?
Bjocas e obrigada pela citação!!
1 resposta · ativo 721 semanas atrás
Pra vc ver, né? Nem tudo que a empresa fala é 100% confiável...afinal, o negócio deles é vender.
:*
Ótimo post. O grande problema que esses grandes comglomerados a fim de baratear custos e otimizar a produção, utilizam-se de compostos químicos e não os testam o tempo suficiente para verificar o quanto vai alterar a saúde das pessoas. Ou pior, sabem dos riscos, mas em nome do lucro máximo e valendo-se do poder econômico lançam tais produtos, não informando aos consumidores dos riscos.
Do outro lado, encontra-se o consumidor que não tem acesso a esse tipo de informação, pois se isso vir à tona, essas empresas vão perder muitos lucros.
Os produtos orgânicos/minerais são só mais caros pq a procura é pequena, haja vista que tais empresas não possuem o cacife de uma MAC ou Avon pra encher a nossa cabeça de propaganda.
Vc pode não ter condição de comprar esses produtos, mas, a partir do conhecimento dos mesmos, divulgue a informação. Isso já é uma mudança.
My recent post ES pocando na MTV!!!
1 resposta · ativo 721 semanas atrás
Então, eu acredito que seja a segunda opção: eles sabem o que tem dentro dos cosméticos, mas botam no mercado mesmo assim, pois essas empresas contam com químicos nas empresas.Acho que é mais pelo lucro mesmo.
Acho que é válido comprar aos poucos porque, do mesmo jeito que juntamos aquele dinheiro pra comprar MAC ou alguma outra marca cara, podemos juntar dindin para um produto orgânico.
:*
Sem duvida é algo que eu não imaginava, nem ficava pensando nisso! Com certeza irei refletir sobre o assunto.
Olá! Menina to bege ainda!

Realmente muito polemico este post, contudo muito interessante!

Estou ate agora digerindo o que li e assisti!

Obrigada pelo alerta! Vou pesquisar mais sobre o assunto....
1 resposta · ativo 667 semanas atrás
Então, depois deste post eu mudei muito meus hábitos e os produtos cosméticos que uso. Se vc for ver os posts mais recentes, a maioria são de marcas orgânicas sem ingredientes nocivos. A longo prazo faz uma diferença danada na pele, cabelo e saúde.
:*
Parabens pelo seu post,e a preocupacao.

Esses produtos nao somente fazem mal a nossa saude,como tambem ultilizam os animais ,e os maltratam.
1 resposta · ativo 667 semanas atrás
Obrigada.
Temos que abrir os olhos e ler o que tem no rótulo dos produtos, ao invés de apenas comprar o que tem a melhor propaganda ou embalagem.
Tem tantos produtos que não fazem testes com animais e que tem ingredientes melhores...é só questão de pesquisar mais.
:*
Ah achei seu blog só agora, pois estava procurando mais marcas de cosméticos naturais. Eu já mudei quase todos meus produtos, exceto maquiagem porque como eu uso uma vez por mês e olhe lá, nem fui atrás. Mas eu uso muitos cremes e toda sigo todo uma rotina de beleza. Agora eu uso só produtos da Ikove, Arte dos aromas, aroma magia, sejaa, sachi, algumas coisas da L'occitane que são naturais, pois nem tudo de lá é natural, mas ela ainda tem a vantagem de não testar animais e não usar corantes ou aromatizantes sintéticos. Algumas marcas são caras como a Locitanne, a sejaa e a ikove é meio carinha, mas outras são muitos acessíveis. Na Multivegetal você consegue um kit de cuidados com a pele que inclui esfoliante, sabonete, loção de limpeza e tônico por 70 reais. Eu usava mary kay e gastei 120 reais no gel de limpeza e hidratante com fps. Naquela época eu não sabia que isso podia me fazer mal e ainda achei que era um bom negócio. Eu na verdade acho que os preços dos cosméticos naturais são normais e, na verdade, mais baratos, porque as embalagens são maiores, eles acabam durando mais tempo e dão um resultado muito melhor. Minha pele parece de bebê e meu cabelo é elogiado por todo mundo, e eu sempre uso secador, chapinha ou baby liss. Eu realmente acho que eles valem cada centavo!
1 resposta · ativo 663 semanas atrás
desde este post, eu tb já mudei muita coisa. Os produtos pra pele e cabelo foram os mais fáceis de mudar, na minha opinião. O shampoo e condicionador da Ikove são os meus preferidos. Pra pele, por enquanto estou usando umas marcas gringas orgânicas que ganhei num sorteio, mas qdo acabar, provavelmente eu comprarei da Ikove ou Magia dos Aromas, marca que eu adoro os sabonetes. Eu comprei os sabonetes da Sachi, mas ainda não chegaram, tõ doida pra testar. Quanto a maquiagem, eu fui trocando aos poucos, mas no caso troquei por marcas estrangeiras, pq aqui no Brasil só tem a Alva de opção e acho tudo muito caro desta marca. Eu ainda uso uma base da Mary Kay pq ainda não achei minha cor perfeita de base em marcas orgânicas.
Tb acho que os orgânicos tem muito opção cara, mas se pesquisar direitinho, dá pra achar alguns produtos com preço mais amigo, mas mesmo assim acho que vale a pena.
:*

Postar um novo comentário

Comments by

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...