quinta-feira, 9 de junho de 2011

Você sabe o que tem dentro dos seus cosméticos?

Oi, gente!

Post polêêêêmico! Muuuuito polêêêêmico!. 

Já tinha visto um bom tempo atrás este vídeo pela Cláudia Dutra, e fiquei com esta pulga atrás da orelha. Assisti, deixei quieto, assisti de novo e comecei a pesquisar um pouco mais. Acho importante compartilhar com vocês para cada um tirar suas próprias conclusões.

Assistam este vídeo antes de tudo. Ele fala de uma maneira bem simples, direta e até "divertida" sobre os nossos cosméticos (maquiagem, shampoo, condicionador, cremes corporais, faciais, etc.).



Assistiu? Não? Era bom você ter visto. Enfim...

O vídeo fala como muito dos nossos produtos mais comuns tem substâncias que podem nos fazer mal. De alergias a doenças mais sérias. É citado no vídeo até substância cancerosas nos produtos. Os fabricantes dizem que esta quantidade é mínima e que não causaria mal ao ser humano. Mas e a longo prazo, usando este mesmo produto e outros que contenham substâncias nocivas em pequenas quantidades, será que não podem nos fazer mal?

Existe o site chamado SafeCosmetics.org que tem a listagem de empresas que estão de acordo com o Contrato por Cosméticos Seguros, no qual a empresa afirma que seus produtos não contenham ingredientes banidos pela Diretiva de Cosméticos da União Européia e que sejam seguros para o nosso uso.

No site você pode encontrar uma listagem de empresas que assinaram o Contrato por Cosméticos Seguros. O que é um pouco triste é que você NÃO vai achar as queridinhas e conceituadas marcas que tanto amamos, tanto as baratinhas quanto as mais caras. Procurei por MAC, NYX, Avon, Maybelline...e estas empresas não estavam lá.



Pesquisando um pouco mais neste site encontrei o EWG'S Skin Deep Cosmetic Database, que é um banco de dados com milhares de cosméticos e mostra quais são os produtos que tem maior e menor risco para a nossa saúde.

Só pra dar um exemplo, resolvi pesquisar sobre a base líquida de cobertura média da Mary Kay que uso atualmente. Veja só o resultado:

Clique para ampliar
Vê aquela pontuação amarela escrito 5? Aquilo quer dizer que ela tem risco moderado para a saúde. Que chato, né? Saber que o nosso cosmético preferido não é 100% seguro para a nossa saúde.

Fui pesquisar neste mesmo site uma base que fosse 100% segura (ou o mais próximo disso) para a nossa saúde. E achei a marca Coastal Classic Creations com seus produtos minerais. Veja aqui a pesquisa.

Clique para ampliar
Conseguem notar a diferença nos gráficos e notas da base Mary Kay para esta base da Coastal Classic? Quanto menor a nota, mais seguro o produto é. Que coisa né? E era assim que TODOS os produtos deveriam ser: seguros para a nossa saúde. Mas não é bem assim que a banda toca.

Exemplo de empresa com cosméticos seguros.
Estou namorado esta loja online  Coastal Classic Creations e dá vontade de comprar muita coisa lá, mas percebi que é TUDO MUITO CARO. Produtos 100% seguros tem seu preço. Só pra dar um exemplo, os produtos estão com preço de MAC, pra você ter uma idéia. Uma sombra mineral da Coastal Classic custa de 18 a 27 dólares. É pra morrer falida, pois a gente sabe que dá pra conseguir paletas de sombras de 28 a 120 cores por valores similares.

Este site provavelmente não irá mostrar produtos de marcas brasileiras, mas se pesquisar marcas internacionais, como Avon, Maybelline, Nars, você vai encontrar o resultado no site (e não é dos mais animadores).

Ainda não descobri se tem um site ou organização como a Safe Cosmetics para saber quais são as empresas brasileiras que tem seus produtos 100% livres de ingredientes nocivos, pois a maioria das empresas citadas pela Safe Cosmetics são americanas ou internacionais, algumas não entregam no Brasil e só dá pra pagar com cartão de crédito internacional. Se alguém souber de empresas brasileiras com produtos seguros para a saúde, favor deixar um comentário.

Então o que vou fazer? Vou jogar minhas maquiagens todas fora? Só consumir produtos 100% seguros?

Querer eu quero. Dá vontade de começar do zero e comprar só produtos 100% safe. Se eu fosse rica, com certeza, faria isso. Mas eu não sou. O que eu posso fazer é dar preferência a produtos mais seguros para a minha saúde no futuro e comprar, aos poucos, produtos com este perfil. Quando perceber que a minha base ou batom está pra acabar, comprarei um substituto mais seguro e 100% livre de ingredientes que fazem mal pra saúde.

Este post é pra você refletir. Não quero convencer ninguém de nada, só quero mostrar um pouco mais a fundo sobre o que estamos consumindo.

E aí, gostaram? Vai começar a procurar produtos mais seguros? Ou não liga pra isso? Conta aí!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...