quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Jogue fora seu absorvente e use Mooncup - copo menstrual

Oi, gente!

Vim aqui falar de um produto que descobri por acaso pela internet e que mudou minha vida para melhor. É o Mooncup, copo de retenção menstrual. Existem outras marcas, como o Diva Cup, mas o único que achei vendendo pelo Brasil foi esse.

Mas o que seria o Mooncup, o copo da lua?

Conheça essa maravilha
Descrição do produto pelo fabricante

O Mooncup® é um copo fabricado em silicone macio que pode ser reutilizado em cada menstruação. Usado internamente, em posição mais baixa do que um tampão, o Mooncup funciona como recipiente do fluxo menstrual em vez de o absorver.

Mais seguro
  • Sem sujidade, fugas ou secura
  • Confortável e conveniente
  • Sem exposição a pesticidas e agentes branqueadores
  • Não necessita de andar com tampões ou pensos volumosos
  • Excelente para as mulheres com pele sensível ou alergias
  • Protecção mais prolongada para todos os dias do seu período
Mais verde
  • É reutilizável – basta enxaguar e inserir
  • Não há tampões ou pensos para deitar no lixo, para o aterro ou incinerador
  • Produzido por uma empresa ética, dirigida por mulheres
  • É a solução de higiene feminina mais benéfica para o ambiente
Mais económico
  • Um Mooncup dura vários anos, e é portanto o produto de higiene feminina mais econômico


Minha opinião sobre o produto

A descrição do fabricante já disse tudo. Sério. Eu assino em baixo de tudo que está descrito. Eu ainda não entendo como não há propagandas divulgando o Mooncup. Poxa, direto vejo aqueles comerciais enganosos de moças com calças brancas, super felizes, fazendo espacate no parque enquanto usam o horrível absorvente, mas nunca vi nenhuma divulgação em televisão sobre os copos menstruais. Acho que se tivesse, ia quebrar as empresas de absorvente.

Eu sempre sofria quando menstruava. É cólica, é o mal estar, é ter que ficar comprando uns dois pacotes de absorvente todo mês, é a sensação de "assada" que o absorvente externo deixa quando tá muito calor...resumindo: menstruar é uma droga. Pra mim só serve pra saber que não tem "bebê a bordo". 

Acredito que eu li sobre o Mooncup em algum link do Ocioso. Nossa, foi amor a primeira vista. Entrei no site oficial do Mooncup, li bastante o conteúdo explicativo antes de resolver comprar e depois de convencida, entrei em contato com a revendedora.

Primeiro baque é que o valor é salgado. Você acostumada a pagar de R$2 a R$4 num pacote de absorvente, vai sentir o bolso esvaziar quando tiver que desembolsar R$80 (ui!) - mais o frete - para adquirir seu copinho da lua. Mas se você for parar pra pensar, vamos dizer que você compre dois pacotes de absorvente de R$3, totalizando R$6. Você paga R$72 ao ano com absorvente. Ok, ainda está mais barato que o Mooncup, mas o copinho você vai pagar uma vez só e o absorvente você terá que pagar novamente R$72 todos os anos. E outra, o Mooncup dura muito se você cuidar direitinho, pode durar de 5 a 10 anos. Além do fato de você se tornar ecologicamente correta, pois não vai jogar fora aquele monte de absorvente de plástico que demora uma eternidade para se decompor.

"Ok, você me convenceu. Vou comprar.". Que beleza! Você é agora uma moça moderna, econômica e eco-amiga da natureza. A revendedora provavelmente vai te perguntar qual o tamanho que você quer. Não diga "médio", "42" ou "sei lá". Escolha entre "A" e "B".


Escolheu seu tamanho, encomendou, chegou em casa. Ele vai chegar numa caixinha assim:


Vai vir um pequeno grande livro dentro da caixinha, explicando TUDO sobre o Mooncup. Sinceramente não li tudo, é muito leitura. Mas recomendo ler um pouco, caso você não tenha visitado o site do Mooncup.

O Mooncup vem numa sacolinha que eu mantenho até hoje. Depois que acaba a menstruação, eu limpo ele bem e guardo na sacolinha de novo. Não quero meu Mooncup pegando poeira.


Acredito que você ira se assustar a primeira vez que você vê-lo ao vivo. "Esse monstro vai entrar dentro de mim?". Filha, se é possível sair um neném aí de dentro e tem até aquelas mulheres de bandido na prisão que "guarda" telefone celular lá dentro, o Mooncup é nada perto disso.

Tão pequenininho.
Tá e agora, como bota isso? O manual recomenda que, por se a primeira vez, deixe o mooncup em água fervente por alguns minutos. Só enxugar e usar.


Tem o vídeo explicativo do próprio site (acesse aqui) e tem um que é bem completo, mas está em inglês. Mas não tem problema porque o vídeo é bem visual (clique neste link para assistir). Mas não se preocupe que você não vai ver ninguém enfiando coisas em outras "coisas", se é que você me entende.

As primeiras vezes você vai sentir certa dificuldade para pôr. O site diz que depende de cada mulher o jeito de botar. Tem gente que bota em pé com as pernas arqueadas, outras sentadas com as costas retas, outras deitadas...Aconselho a tentar todos os jeitos até achar um que você se adapte melhor.

Na foto com a régua vocês podem notar que o "estame" - o  negócio compridinho - está mais curto que o do Mooncup da primeira foto. É porque eu cortei. No segundo vídeo que eu falei antes, fala que pode cortar até o estame todo se você se sente segura pra tirar o Mooncup lá de dentro sem ele. O estame ficava saindo pra fora e incomodava, por isso cortei. Acredito que ele venha comprido assim pra cada mulher customizar seu Mooncup do jeito que quiser.

Na hora de trocar, o site recomenda de 4 a 8 horas, mas diz que depende do fluxo de cada uma. A primeira vez que eu usei, troquei em 4, mas vi que podia ficar mais. Depois troquei em 8 horas, e vi que dava tranquilamente pra ficar mais tempo. Troco durante o banho, lavo com água morna (mas pode ser fria) e ponho de novo. Simples assim.

Acho que a maior desvantagem do Mooncup é a adaptação no começo. Você aprender como utilizá-lo, o melhor jeito de encaixá-lo é um processo que você não pega de primeira. Mas depois que pega o jeito não quer outra coisa. Assim como um absorvente interno ou externo, se botar errado, vai haver vazamento. O que fazer? Tira e bota de novo, não tem jeito.

Vantagens:
  • Tudo que a descrição do fabricante diz.
Desvantagens:
  • Um pouco caro, mas é um investimento a longo prazo.
  • Tempo de aprendizado para utilizar o Mooncup pode ser demorado.
Você já tem um copo menstrual? Acha que é coisa de outro mundo? Conta aí!

UPDATE: Fico feliz que este post se tornou bem popular. Infelizmente começarei a moderar os comentários (antes eram liberados) porque algumas pessoas estão comentando usando xingamentos e palavras de baixo calão, além de email falsos só pra trollar. Acredito que meninas mais novas e crianças acessem o site e não quero expô-las a esse tipo de linguagem, além do fato que não quero ofensas no meu blog. Não entendo porque tanta revolta de alguns comentários. É só uma resenha de um produto que eu uso e gosto. Não estou pedindo pra comprar nem nada. Apenas se divirtam lendo o site, sem stress. =)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...