quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Receita ociosa: Macarrão com molho de tomate

Oi, gente!

Domingo é dia de macarrão! Aliás, qualquer dia que você esteja com preguiça de cozinhar é dia de macarrão. Eu não tenho origem italiana, mas massas em geral estão no topo da minha lista de pratos favoritos. Se pra você macarrão e miojo são a mesma coisa, sinto-lhe informar que você não foi feliz até agora. Nada melhor que comer aquele macarrão quentinho com queijo vendo algum filminho na TV no domingão.

Então vamos começar. Você vai precisar de:
  • Macarrão preferido;
  • Alho (muuuuuito alho);
  • 1 tomate pequeno;
  • 1/2 cebola;
  • Molho de tomate;
  • Sal;
  • Óleo;
  • Queijo ralado, queijo mussarela e presunto a gosto.
Pegue uma panela bem grande e encha com bastante água. Uns 2 litros tá bom. Não encha a panela até a boca e nem use uma panela muito miúda, porque na hora da água ferver ou de você botar o macarrão cru, vai esburrar tudo, vai sujar o fogão e não vai ser legal pra você limpar a lambança depois. Coloque sal a gosto e fio de óleo. Não bote muito sal. É melhor ficar sem sal e você usar um saleiro depois, pois se você botou muito sal, não tem jeito de "desalgar" mais tarde.

Dá pra ver o sal aí? rs
Agora deixa a água ferver. Como vai demorar um tantinho pra levantar fervura, aproveita pra ir picando o tomate, a cebola e o alho. Eu adoro alho em quantidades gigantescas em qualquer prato salgado. Uns 4 dentes de alho são suficientes (2 dentes pro macarrão e 2 pro molho de tomate), mas eu botei muito mais como vocês podem ver na foto. Na hora de cortar a cebola, prepare-se para chorar. Vou contar um segredo: eu uso cheat na hora de cortar cebola. Eu uso um Slap Chop genérico que ganhei de presente. Vocês podem encontrar ele baratinho na Casa e Vídeo. A cebola ainda te faz chorar, mas pelo menos você não corta os dedos enquanto fecha os olhos ardidos.

Olha o Slap Chop genérico ali no canto.
Agora a água já deve ter começado a ferver. Mas ela tem que estar borbulhando pra você botar o macarrão, como na foto.


Separe a quantidade de macarrão que você quer comer. Se é a primeira vez que você faz macarrão, não bote o pacote todo achando que é pouco. Coloque uma quantidade que dê para você segurar entre o dedo indicador e o polegar. Sabe o sinal de "joinha" ou "OK" que você faz com a mão? Aquela é a quantidade de macarrão que você deve por (até um pouquinho menos).


O macarrão está na água e então você tem que esperar cozinhar. Mas não saia da cozinha. Não vá ver TV ou acessar a internet, porque você vai acabar esquecendo o macarrão no fogo e ele vai virar uma papa nojenta. Dê umas mexidinhas no macarrão, aproveite para lavar as louças sujas até o momento, bebe uma água, mas não saia da cozinha. O macarrão leva uma média de 6  a 10 minutos para cozinhar, mas depende muito do tipo de macarrão que você comprou. Tem uns que demoram mais, tem uns que demoram quase nada. Tem um macarrão chamado "cabelo de anjo" que é bem fininho e cozinha super rápido, uns dois a três minutos. Esse daí você não pode tirar os olhos dele. Cozinha tão rápido quanto miojo, só que é gostoso.

Pegue um fiapo de macarrão e prove se está cozido. Ele não pode estar muito duro nem muito mole. Quando estiver cozido, desligue o fogo, pegue um escorredor de macarrão, coloque na pia vazia e sem louça suja (de preferência) e jogue o macarrão lá. Ligue a torneira fraquinho e deixe um pouco de água fria passar pelo macarrão. Isso faz com que ele pare de cozinhar. Desligue a torneira e deixe o macarrão escorrendo.


Pegue a mesma panela que você cozinhou o macarrão e bote um fio de óleo. Ligue o fogo, deixe o óleo esquentar e jogue uma parte do alho cortado. Deixe dourar e jogue uma pequena parte de cebola. Dourou a cebola, joga o macarrão. Agora misture tudo loucamente em fogo médio a baixo. Se você gostar, coloque um pouquinho de tomate e continue misturando. Pronto! Você já fez macarrão alho e óleo. Se você quiser, já pode até comer, mas o molho de tomate dá um "tchan" no macarrão.


Hora do molho vermelho. Se o seu nível de preguiça é muito grande, você pode compra uns molhos de tomates prontos que tem no supermercado, que é só jogar na panela, esquentar e comer. Mas eu gosto de fazer o molho, fica mais gostoso. Pegue uma outra panela, jogue um fio de óleo e deixe esquentar. Jogue o alho e doure. Jogue depois a cebola e doure. Então jogue o tomate e deixe ele "derreter" um pouco. Aí joga o molho. Desse pacote da primeira foto, eu usei metade. Coloque um pouco de água, mais ou menos 1/2 copo americano, sal e um pouquinho de açúcar. Açúcar? É, açúcar. Porque ele corta a acidez do molho de tomate. Mas é pouco, bem pouco, mais ou menos a pontinha de uma colher de sopa. Se botar muito, vai ficar ruim e virar um catchup piorado. Deixe ferver um pouco e então desligue.


Acabou! Agora é só felicidades e comer. Ai, deu até fome depois de escrever isso tudo aí. Vejam o resultado na foto. Eu coloquei presunto e queijo sobre o macarrão, joguei o molho quente por cima e depois um pouco de queijo ralado.

Mocinha Kawaii come prato de pedreiro.
Ficou muuuuuito bom. É uma das poucas coisas que sei fazer bem e que todo mundo gosta. É simples, é gostoso e dá pra tirar uma onda de "eu sei cozinhar".

Gostou? Tem uma sugestão de receitinha ociosa? Comenta aí.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...