terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Receita ociosa: Omlette du Fromage

Oi, gente!

Sabe aquele dia que você tem que fazer almoço e quando você vai olhar na geladeira, só tem garrafas de água e uns restos de comida que nem dá pra encher o buraco do dente? E como você é pobre e preguiçoso, não está a fim de ir no supermercado comprar comida quase 1 hora da tarde nem de pedir aquela marmita sem graça no tio da esquina. Então o que fazer? Se encher de miojo? Comer aquele biscoito recheado safado de 5 dias atrás? Nada disso, pequeno gafanhoto. Você fará um chiquérrimo omlette du fromage (lembra deste episódio do Laboratório de Dexter?), ou um omeletão de queijo. =D

Você vai precisar de:

  • 2 ovos (pode ser 1 se você não está com muita fome);
  • 1 tomate;
  • farinha de trigo ou maizena;
  • leite;
  • queijo (qualquer tipo de queijo);
  • pitada de sal;
  • pitada de orégano;
  • presunto e cebola (se você tiver, põe que fica bom...eu não tinha na hora).

Pique o tomate e o queijo (e a cebola e o presunto, se você tiver) e reserve num cantinho.


Jogue tudo em um copo grande ou uma vasilha não muito grande e bata tudo com o garfo. Quebre os dois ovos, bote sal e orégano a gosto, um pouquinho só de leite (tipo 2 a 3 colheres de sopa) e um pouco de farinha ou maizena (1 colher rasa de sopa). Bote um punhado do queijo e um punhado do tomate e bata até sumir as bolotas de farinha ou maizena.
Pegue uma frigideira (de preferência anti-aderente) e uma espátula. Ligue o fogo, ponha um pouco de manteiga na frigideira e deixe derreter. Jogue a misturinha na frigideira.
Mas que bonito! Agora é só virar....
Agora muita calma nessa hora. Diminua a força do fogo e deixe que a parte de dentro não esteja líquida como está na foto acima. Quando estiver mais sequinho, pegue a espátula e vire o omelete.
Vou virar, vou virar.....FUUUUUUUUUUU
"Mas o seu virou todo errado e queimou! Não quero mais fazer omlette du fromage." Palma, palma, não criemos cânicoSe você não seguir os meus ERROS, isso não vai acontecer. Ficou essa coisa horrível porque:
  1. Eu não usei uma frigideira anti-aderente;
  2. O fogo estava alto;
  3. Tirar fotos enquanto cozinha um omelete nem sempre é uma boa idéia.
Mas calma, que esse omelete ainda tem salvação. Jogue agora por cima dele o tomate (e outros recheios, caso você tenha) e depois o queijo para cobrir. Deixe assar mais um pouco, desligue o fogo e ponha uma tampa cobrindo a frigideira. Tem gente que gosta de "fechar" o omelete. Pra fechar, pegue uma banda do omeletão e cubra a outra metade. Eu particularmente gosto de omelete aberto, como se fosse um pizza. Espero alguns minutinhos e veja se o queijo derreteu. Se você usou queijo tipo ricota, não vai derreter dã.

Agora, é só correr pro abraço e curtir um almoço/jantar quebra-galho. Melhor que se encher de miojo né? Olha a foto abaixo e veja que o queijo deu uma bela disfarçada na parte queimada do meu omelete.

Estava bem gostoso e foi bem simples de fazer. Você pode variar os recheios de acordo com seu gosto.

Espero que tenham gostado. Tem sugestões de receitas rápidas e práticas? Me conte. =)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...