terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Receita Ociosa - Strogonoff de Frango

Oi, gente!

Receita nem tão ociosa assim...se você tiver alguém pra ir adiantando o arroz pra você ou cortar o frango, já é uma boa ajuda.

Você vai precisar de:

  • 500g de peito de frango sem pele sem osso
  • 1 caixa de creme de leite
  • Óleo
  • Mostarda
  • Molho de tomate
  • 1 tomate picado
  • 1/2 cebola
  • 2 dentes de alho
  • Salho
  • Pimenta do reino em pó, molho shoyo, batata palha a gosto
Pique a cebola, alho e tomate e reserve num cantinho.


Você tem que picar o frango em cubinhos. Compre apenas 500g, porque se você fizer 1 kg, como vem na embalagem, você vai ter que distribuir strogonoff pela vizinhança, porque rende uma monstruosidade. Você vai passar um pouquinho de água e "lavar" os bifes de frango. Mas é só pra passar rápido a água pelos bifes, pra tirar as "gosminhas" que tem sobre ele. Tire qualquer resto de pele, gordura, cartilagem ou qualquer outra coisa que não seja a carne de frango dos bifes. Pique o frango com uma faca bem afiada, coloque numa vasilha com tampa e ponha salho e umas gotinhas de molho shoyo (se você tiver). Tampe a vasilha e chacoalhe como se tivesse fazendo um coquetel. Assim o tempero se mistura uniformente pelo frango.


Agora aqui vai uma dica. Como eu comprei 1kg de frango e eu usei 500g pro strogonoff, o que eu fiz com o resto? Cortei o bife numa espessura mais fina (pois os bifes da Perdigão são enormes), temperei com salho e enrolei com papel filme. Assim eu posso congelá-los separadamente e descongelar só o que eu quero, ao invés de descongelar tudo de uma vez. Igual bife de hamburguer.


A parte de cortar o frango, pra mim, é a mais chata. Depois que você acabou de cortar, o resto é moleza. Você vai pegar uma panela, jogar um fio de óleo e dourar o alho. Depois a cebola. Aí joga o frango. Quando a maior parte do frango adquirir aquela cor branca, joga o tomate e deixa ele derreter um pouco. Não adicione água ainda, pois o tomate e o frango já vão soltar líquidos por conta própria. Só coloque água ao ver que quase não tem molho. Quando tiver com bastante caldo, coloque uma colher de sopa de molho de tomate e uma colher de sopa de mostarda. Eu coloco uma pitada de pimenta do reino também, mas aí é à gosto. Deixe tudo ferver e cozinhar um pouco. Experimente um dos pedaços de frango pra ver se está cozido. Se estiver sem sal, bote mais uma pitada.


Já tá quase terminando. Coloque toda a caixa de creme de leite no frango. Aconselho a comprar marca de qualidade como a Nestle porque marcas muito genéricas vem um creme de leite cheio de soro e aguado, o que faz com que você tenha que deixar mais tempo o frango fervendo no creme de leite até o strogonoff  ficar cremoso, não aguado. Depois que ferver alguns minutos no creme de leite, pode desligar e desfrutar do seu strogonoff.


Coma acompanhado de arroz e batata palha. Fica perfeito! No geral, é uma receita simples. Só a parte de cortar o frango em cubinhos e temperar é que é mais chata.


Todo mundo adora esse prato. Caso não goste de frango, substitua por contra-filé ou filé-mignon que também fica uma maravilha.

Espero que gostem! Se tiver uma sugestão de receita fácil e ociosa, manda pra Mocinha Kawaii tentar fazer!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...