segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Como limpar seus pincéis de maquiagem

Oi, gente!

Depois de fazer toda aquela maquiagem que te deixou lindona com aqueles pincéis que te ajudaram muito na tarefa, é hora de limpá-los. Mas como limpar direito os pincéis de maquiagem? Na internet você vai achar mil e um jeitos de limpar. O que eu mais gostei foi o método usado no blog A Mais Menina. Ela usa sabão de coco, que é bem baratinho. Tem um outro vídeo que eu vi de algum maquiador brasileiro, mas não lembro mais onde foi que eu vi. Eu fui vendo vários métodos para limpeza de pincéis e algumas coisas usei, outras não. Então eu vou mostrar o jeito que eu faço. Você pode clicar nas fotos para ampliar.


Aí estão os pincéis que vão tomar um banho. Pincel de base O Boticário, pincel de pó O Boticário e pincel para lábios vagabundex da lojinha de cosméticos da esquina. Usei eles na make de Reveillon e eles ficaram bem sujos. Alguns sites por aí falam que é bom lavar os pincéis uma vez por mês no mínimo. Os pincéis de pó e blush até dá pra deixar um mês sujo, mas o de base, não dá mesmo. Eu uso base líquida e, depois do uso, o pincel fica uma meleca só e se deixar sem lavar, ele fica duro.


Eu vou usar para limpar o sabonete líquido Palmolive Naturals Glicerinado - Chá de Camomila. Você pode usar também um shampoo neutro (como o Shampoo Johnson's pra bebê) ou sabonete neutro ou sabão de coco. Uma vasilha pequena com água bem rasa também é necessário. O que é aquele CD ali perdido na foto? Ali é onde eu coloco a base líquida antes de aplicar no rosto. Uso como se fosse um godê.

Bote um pouco do sabonete na vasilha com água. Se quiser misturar um pouquinho pra fazer espuma, pode.


Faça movimentos de pincelada com as cerdas pra cima e pra baixo, direita e esquerda e movimentos circulares. Tente não molhar a base do pincel, só as cerdas. Faça isso repetidas vezes, até você perceber que a água está mudando de cor e o pincel ficando mais limpo.


Após todas essas pinceladas, a água ficou bem nojenta cheia de restos de maquiagem. Você pode jogar fora esta água, encher com água limpa e repetir o processo para os outros pincéis. Porém os pincéis que entram em contato com maquiagens cremosas ou líquidas são mais difíceis de lavar. Mesmo após muita esfregação dentro da vasilha, ainda ficou um pouco de base líquida na "raiz" das cerdas.


E então, comofas pra limpar o pincel de base que insiste em ficar sujo? Coloque uma gotinha de sabonete líquido diretamente nas cerdas e faça movimentos circulares na palma da sua mão limpa. Faça isso até perceber que o pincel está limpo. Enxague em água corrente até sair todo o sabão. Aperte as cerdas para espremer o excesso de água, mas sem deformar o formato original do pincel.

Após a lavagem, você pode também passar um condicionador nas cerdas, para mantê-las macias.


Enxugue o excesso de água ainda existente nas cerdas. Pode ser com toalha, mas eu prefiro papel-toalha, pois caso ainda haja resquícios de maquiagem no pincel, estes podem manchar a toalha ou pano. Com o papel-toalha, é só enxugar o pincel e jogar fora o papel usado.


Pincéis limpos, agora é só deixar secar. Deixe-os secando na horizontal, nunca em pé, porque a água pode escorrer pra base das cerdas e apodrecer o pincel. Ponha-os, de preferência, com as cerdas sem encostar em nada, para o ar circular por todos os lados.

Os pincéis demoram de 1 a 2 dias pra secar completamente, dependendo do clima. É recomendado deixá-los secando naturalmente e não usar secador de cabelo.

Mas em caso de emergência (precisa fazer a make pra ontem e não tem um pincel limpo), você pode usar o secador de cabelo, mas não deve virar um hábito, pois senão as cerdas do seu pincel vão ficar todas arrepiadas e duras e bye, bye pincel. Esta é a segunda vez que uso secador nos pincéis, e eu tenho eles faz mais de um ano. Usei mais pra mostrar neste tutorial.

Só use secador em emergências.
Agora é só guardar seus pincéis (no copinho, na sua necessaire, no seu case de pincéis, etc) e usá-los limpinhos na próxima make.


E aí, como você limpa os seus pincéis? Conta aí!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...